Medicina da FAMESC promove ‘Sala de Espera’ para gestantes
O objetivo foi oferecer às futuras mamães, orientações sobre o pré-natal, a gestação e os cuidados após o parto, entre outros assuntos
Os alunos do 4º período do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), realizaram durante esse semestre, o projeto ‘Sala de Espera’ de gestantes.
O ‘Sala de Espera’ aconteceu na Clínica da Família – Padre José Paulo Vieira, e no último encontro do semestre, ocorrido no dia 8 de junho, das 13h às 14h30, contou com um número expressivo de gestantes que já aderiram ao projeto.
A ação foi dirigida pelas professoras, Drª. Gersana Tatagiba, Drª. Jaylla Fernanda Raeli e pela coordenadora do Ciclo Básico da Medicina da FAMESC, Drª. Bianca Magnelli.
Também teve o apoio da coordenação Municipal da Saúde da Mulher e Atenção Básica, através das coordenadoras Alba Lívia Tatagiba e Cláudia Ribeiro.
O objetivo foi oferecer às futuras mamães, orientações sobre o pré-natal, a gestação e os cuidados após o parto, entre outros assuntos.
Com informações sobre doenças e infecções que podem ser evitadas, os encontros são de descontração e muito conhecimento. As gestantes aproveitam o tempo de espera das consultas e ao mesmo tempo recebem atenção e cuidados.
“A nossa Sala de Espera aqui na Clínica da Família, é a prática da nossa teoria em sala de aula. Todos os conteúdos dados em sala foram trabalhados aqui no projeto, explicando tudo o que conversamos na teoria”, disse a professora Gersana.
Muitas são as informações dadas para as gestantes, entre elas a importância do aleitamento materno, os cuidados durante a gestação e também depois que o bebê nasce.
“É importante ressaltar para as gestantes o cuidado contínuo com a gravidez, e depois que nasce, o puerpério. Também com o crescimento e desenvolvimento dos bebês e sem dúvida com a importância do acompanhamento dessas crianças”, completou a professora.
O projeto também abrange outros assuntos relacionados à mulher, não só direcionado para a gestação, mas os cuidados em geral. Segundo a Drª. Bianca Magnelli, a sala de espera da gestante desenvolvida como atividade extensionista pelas docentes responsáveis pela disciplina de IETC-4, Drª. Gersana Tatagiba e Drª. Jaylla Fernanda Raeli, tem a finalidade de garantir um cuidado humanizado, promovendo a aproximação cada vez maior entre a população e os atendimentos em saúde.
“A sala de espera não é um espaço voltado para os profissionais de saúde, como o consultório e a enfermaria, mas um espaço público; é o local onde se tem a oportunidade de desenvolver atividades que extrapolam o cuidado direto, como a educação em saúde, auxiliando na prevenção de doenças. Lá é possível proporcionar uma melhora na qualidade do atendimento, garantindo maior acolhimento para as gestantes”, destacou Drª. Bianca.
Jornalista: Esio Bellido
Reg. nº 0036792/RJ – MTb
Assessoria de Comunicação - FAMESC